Clubes de Programação para crianças: mais que uma tendência mundial
Programação de computadores,
em termos simples é “dizer” ao computador o que ele deve fazer. Porém, esse
“dizer” segue uma linguagem própria, que é a linguagem dos computadores, por isso
é necessário conhecê-la para que se consiga executar alguma atividade ou
projeto.
Existem muitas linguagens de
computadores. Dentre elas as mais conhecidas estão Java, Phyton, C+ etc, que
são objeto de estudo de profissionais da computação. Porém, observa-se um
movimento cada vez mais crescente a fim de disseminar o ensino da programação
entre as crianças. Tais iniciativas afirmam que aprender programação é uma
exigência advinda da atual configuração social e tecnológica que vivenciamos,
sendo uma habilidade imprescindível para o século XXI.
Programar computadores
permite que se desenvolva a criatividade e a autoria, colocando o aluno no
centro do processo de ensino e aprendizagem, de forma que este processo se dê
com base na resolução de problemas. Demo (2008) nomeia tais elementos como
“multialfabetizações”, ou seja, não basta apenas ao aluno saber ler e escrever,
é necessário ter fluência tecnológica para exercer a cidadania de maneira mais
plena e consciente.
Com o objetivo de
popularizar o ensino de programação para crianças, muitos clubes têm sido
criados para esse fim. Seguindo esta tendência, iniciamos as discussões e
implementação de clubes de programação na Secretaria Municipal de Educação de
Manaus, por meio do uso dos Telecentros.
Assim, este blog visa ser um canal de informações sobre os Clubes de Programação das escolas da SEMED Manaus.